CRAS enfrenta sérios problemas com a falta de repasses do Governo federal

22/10/2019 | Municipio de Putinga

No dia 14 de outubro, foi realizado no município de Roca Sales, a reunião do CONGEMAS, colegiado que abrange 38 municípios no Vale do Taquari. Na pauta assuntos importantes foram discutidos como a falta de Repasses do Governo Federal para os programas sociais da política de assistência social e dos serviços sócio assistenciais para os municípios do Rio Grande do Sul, que estão há praticamente há dois anos sem receber os recursos de programas vinculados, que são aplicados na assistência social. Por isso o CRAS, vem sofrendo a cada dia, com a diminuição de atividades relacionadas ao serviço de proteção social básica.
Em busca do fortalecimento as Secretarias realizarão uma paralisação no dia 26 de novembro, a fim de chamar atenção dos governantes para o grave problema que enfrenta hoje o setor social no RS.
Na oportunidade, 15 municípios foram representados no encontro, entre eles Putinga. Atualmente a Secretaria de Assistência Social de Putinga está trabalhando em ritmo lento, porém não paralisou os seus trabalhos ainda, oportunizando oficinas com três profissionais, que são o educador social, artesanato e a música. Os grupos têm trabalhado com reaproveitamento de material, a média de atendimento semanal é de 250 pessoas.
A Administração Municipal demonstra uma preocupação muito grande, em função da falta de pagamentos oriundos do Ministério de Desenvolvimento Social e reforça junto aos governantes a necessidade de regularizar os pagamentos para que o CRAS não tenho que fechar as portas.



Mais imagens:
Topo