Hoje 23 de abril inicia a vacinação contra a Gripe

23/04/2018 | Municipio de Putinga

Está aberta a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza a partir do dia 23 de abril, sendo dia 12 de maio, o dia de mobilização nacional.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, é de elevada transmissibilidade, podendo levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A síndrome gripal que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

Os objetivos desta campanha são reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Grupos prioritários a serem vacinados

? Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
? Idosos com 60 anos ou mais;
? Trabalhadores de saúde;
? Professores;
? Gestantes;
? Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto);
? População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
? Pessoas portadoras de doenças crônicas (grupo de risco segundo tabela do Ministério da Saúde), mediante apresentação de prescrição médica.

No dia 12 de maio, o Posto de Saúde estará aberto em horário normal de atendimento para a realização da campanha.
Pedimos a todos, principalmente aos que moram no centro e comunidades próximas, para que compareçam ao Posto de Saúde no sábado, 12 de maio, pois neste dia a equipe de enfermagem estará disponível somente para a vacinação.
*Informamos que neste ano não realizaremos a vacinação nas comunidades do interior no sábado da campanha, conforme o roteiro dos anos anteriores, e que a aplicação da vacina nos acamados será feita em outra oportunidade.



Mais imagens:
Topo